Beco Diagonal ― do seu jeito sempre
Glossário para Autores de Fics

Angst – Gênero de texto originado na palavra alemã que designa ansiedade ou angústia. São estórias contendo significativas quantidades de instrospecção com emoções depressivas ou inclinadas a isso. Angst é usado também para descrever com mais intensidade o sentimento de conflito interno.

AU – Alternate Universe. Também conhecido por UA, o Universo Alternativo foge da história ou realidade dos personagens. Exemplo: uma fic com personagem potterianos se passando em um internato em Londres em vez de Hogwarts.

A/N – Author Notes. Notas do Autor (também conhecido por N/A), usado pelos autores para comentários que não caberiam no texto, sobre a fanfiction ou sobre assuntos externos de interesse aos leitores.

BDSM Bondage, Dominação e Sado-Masoquismo. Bondage e Dominação (B&D, B/D ou BD): a história inclui "jogos de controle" consensual, sem dor e algumas vezes com humilhação, geralmente psicológica. Sadismo e masoquismo (ou sado-masoquismo): quando os jogos envolvem dor e humilhação. Se não for consensual, usa-se apenas "sadismo"

Beta reader primeiro leitor da fic, logo depois do autor. Ajuda a revisar enredo, gramática, digitação, etc.

Cânon – a estória original, no caso, os livros da série escritos por J.K. Rowling. Os filmes podem ser considerados como uma complementação do trabalho original, quando não contradizem esse (Hermione não é loira, por exemplo, ainda que a Emma Watson seja) – o mesmo vale para as entrevistas da autora e fatos revelados por outros meios, como, por exemplo, o site da mesma.

Chan – usado para se referir a crianças. Nas fics, mais especificamente, remete à pedofilia e relações entre adultos/menores.

Char – Character. Abreviação para o inglês de “personagem”.

Crossover – mistura de universos e/ou personagens no fandom. Exemplo: Personagens de Senhor dos Anéis em fics potterianas.

Crossdressing – homens usando roupas femininas e vice-versa, “se montando”. Aparece geralmente em fics slash. Pode ser identificado pela sigla CD.

Drabble – fics com 100 palavras.

Disclaimer – nota que reconhece os direitos sobre personagens, cenários, etc aos devidos autores. No universo Potteriano, é comum mencionar que tudo pertence a Warner Bros, foi criado pela Rowling e etc.

Epílogo – oposto ao prólogoé, em geral, o capítulo de encerramento de um texto. Teoricamente, é mais curto que seus predecessores e traz consigo o desfecho das vidas dos personagens ou das situações-tema do enredo.

Fandom – universo dos fãs, geralmente, tudo que já foi criado para fanfics e etc. é considerado fandom. Muitas coisas criadas por fãs viram pseudo-canon para seus admiradores, até mesmo pela falta de informações quanto a alguns personagens.

Femslash – Femmeslash. o feminino de slash. Fics mostrando relações homossexuais entre duas meninas.

Flame – um comentário rude e difamatório, enviado ao autor da fanfiction por pessoas desrespeitosas.

Fluff – texto leve e feliz. Algo de mostra o lugar-comum do “e viveram felizes para sempre”.

Gary Stu – versão masculina da Mary Sue.

Gen – General. Fics, em geral, sem romance e/ou que abrangem muitos gêneros, não se encaixando em um em particular.

Het – Hétero. Oposto ao slash, apresenta relacionamentos héteros entre os personagens.

Hiatus – Hiato. Fics cujo desenvolvimento foi suspenso pelos autores, sem previsão de atualização.

H/C – Hurt/Comfort. Uma história em que um dos personagens se machuca, física ou psicologicamente, e o outro o consola ou trata dele. Acontece com freqüência dos personagens desenvolverem algum tipo de relacionamento a partir disso, seja amoroso ou familiar.

Mary Sue – personagem perfeita, geralmente uma tentativa do autor de se incluir na estória, que desperta interesse dos garotos e inveja das garotas. É comum ela chegar a Hogwarts transferida de outra escola de magia. Usada principalmente por autores novatos.

Missing Moment – Momento que falta. Define cenas que, supostamente, teriam acontecido nos livros – ou cenas extras que servem para explicar o enredo de determinada estória.

M-preg, m/preg ou MPREG – Male Pregnancy. Gravidez masculina, que se apresenta, majoritariamente, em fics slash.

MWPP – Moony, Wormtail, Padfoot, Prongs. Designado para indicar fics passadas na época dos Marotos.

Non-con – Não consensual. Cenas de ato sexual – ou que remetem a – realizadas sem consentimento do personagem.

OC – Original Character. Personagem original, criado pelo autor e colocado entre outros personagens cânon.

OOC – Out of Character. Personagem inexplicadamente descaracterizado pelo autor, contradizendo o que vimos deles nos livros. Exemplo: Rony agindo como Draco Malfoy ou Hermione não tendo o mínimo interesse por livros.

Plot –Enredo. Conteúdo sob o qual se estrutura a fic, esqueleto da narrativa.

PoV – Point of View. Ponto de vista sob o qual a fic é narrada. Nos livros da série, por exemplo, os capítulos são, em sua maioria, narrados pelo ponto de vista do Harry.

Prólogo – Cena/situação que serve para introduzir uma estória, que precede a essa em acontecimentos e que é mostrada para melhor compreensão/desenrolar da narrativa.

PWP – Porn Without Plot ou Plot, What Plot? “Pornô sem enredo” ou “Enredo, que enredo?” Fics que não contém cenas que não sejam sexuais entre os personagens. O enredo é desimportante.

Seme/Uke – Ativo/Passivo. Em geral, nas fics slash. A indicação para char passivo pode ser bottom!char. Usa-se também colocar o nome do ativo antes, na descrição do ship. Exemplo: Draco/Harry ou Harry/Draco tem diferença.

Shipper –de relationship. Pessoas que defendem determinado casal no fandom. Pode indicar também o casal apresentado na fic.

Slash – Fics apresentando relacionamentos homossexuais. Tem a variação femmeslash, que envolve personagens femininas.

Songfic – Fics que trazem letras de música em meio ao texto, ou baseadas em alguma música.

Spoiler – Informação que podem estragar o final de um livro/filme. É também usado para indicar até que livro foram usadas informações na composição de uma fic.

Teaser – ou “trailer”, curta propaganda de fic não publicada ou pequeno extrato dela, para deixar os leitores interessados na mesma.

Twincest – usado para designar relacionamentos incestuosos entre irmãos/irmãs gêmeos.

WIP – Work in Progress. Trabalho em andamento. Indica fics que não foram abandonadas pelos autores e ainda não estão terminadas.


Relativo a ships:

Pinhão – Harry/Draco
Pumpkin Pie – Harry/Hermione
Puppy Love – Sirius/Lupin
The Good Shipper – Rony/ Hermione
OBHWF – One Big Happy Weasley Family. Sigla do grupo que defende H/G e R/Hr. Os dois shippers formariam uma grande e feliz família Weasley.

AD/MM: Alvo Dumbledore/Minerva McGonagall
AD/GG: Alvo Dumbledore/Gerardo Grindwald
D/G: Draco/Gina
D/H: Draco/Harry
D/Hr: Draco/Hermione
H/C: Harry/Cho
H/D: Harry/Draco
H/G: Harry/Gina
H/Hr: Harry/Hermione, também conhecidos por HH ou H²
H/L: Harry/Luna
L/T: Lupin/Tonks
N/L: Neville/Luna
R/H: Rony/Hermione
R/L: Rony/Luna
S/B: Sirius/Bellatrix
S/H: Snape/Hermione
S/L: Sirius/Lupin
SS/HP: Severo Snape/Harry Potter
T/G: Tom (Riddle)/Gina
T/L: Tiago/Lílian


© Dicionário de Termos desenvolvido por Celeste Morrigan