Beco Diagonal ― do seu jeito sempre
Harry Potter inspira novo teste para descobrir tipos sanguíneos


Inspirados por J.K. Rowling e sua série de livros Harry Potter, cientistas criaram um rápido teste de sangue que, literalmente, soletra o tipo de sangue do paciente em um papel bioativo.

Criado por Wei Shen, professor associados e outros colegas na Faculdade de Engenharia da Universidade de Monash, o teste é o primeiro a não precisar de outros equipamentos para funcionar, além de um dispositivo que tem como base o papel bioativo e é capaz de relatar diversas condições em texto escrito.

Shen disse que a pesquisa inspirou-se no filme Harry Potter e a Câmara Secreta:

"No filme, Harry interroga o diário de Tom Riddle escrevendo em uma folha do próprio diário 'Você sabe alguma coisa sobre a Câmara Secreta?'e o diário responde com um 'Sim' escrito."


O novo teste utiliza os mesmos princípios que as medidas tradicionais para se determinar o tipo sanguíneo, misturando uma amostra do sangue e anticorpos e esperando a reação. O mecanismo com papel foi impresso com um reagente hidrofóbico (composto que repele a água), exceto nas áreas marcads com as letras dos tipos sangíneos.

O time então introduziu anticorpos dentro de cada letra. Por exemplo, anticorpo A dentro da letra A, anticorpo B dentro da letra B. Uma amostra de sangue foi então adicionada em todas as letras, misturada com os anticorpos correspondentes e enxaguada em uma solução salina.

Se as células sanguíneas da letra A reagirem com o anticorpo A, então eles juntos formarão um grande coágulo que não será enxaguado totalmente, deixando para trás uma visível letra "A".

Shen disse que sensores de tão baixo custo e fáceis de entender também poderiam ser usados para se prever doenças e emergências médicas.



Categoria Outros